Você sabia?
A ingestão de comida com excesso de agrotóxicos de forma prolongada pode causar câncer, problemas neurológicos e malformação fetal.

Alimento orgânico é aquele produzido de forma livre de fertilizantes químicos, antibióticos, hormônios e outras drogas usualmente utilizadas. Essas drogas contaminam os alimentos e o meio ambiente, causando danos à saúde. Você já parou para pensar por que hoje em dia há um aumento enorme dos casos de câncer, por exemplo?! Então…

A lavagem dos alimentos em água corrente pode remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos mesmos. Outra parte, por ter sido absorvida pelos tecidos internos da planta, caso ainda não tenham sido degradados pelo próprio metabolismo do vegetal, permanecerão nos alimentos mesmo que estes sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, os alimentos levarão o consumidor a ingerir resíduos de agrotóxicos. Sendo assim, alimentar-se de forma saudável é também ter a preocupação de como o alimento foi produzido. Não basta comer frutas, verduras e legumes, temos que comer frutas, verduras e legumes de qualidade!

Nutricionista Patricia Paiva de Oliveira Galvão
CRN3: 22035
Especialista em Nutrição Clínica – Imen
Mestra em Ciência – Unifesp